Por Pedro Júnior
A novela "Amor e Revolução" estreou na última segunda-feira, no SBT, e já rende polêmica. A trama da novela gira em torno de um período que, particularmente, considero NEGRO na história do Brasil: A ditadura militar. Para aqueles que já tem alguma familiaridade com o tema, os diálogos da novela soam um pouco forçados, pois em geral são demasiadamente pedagógicos. Entretanto, tal medida parece ser necessária em razão de grande parte do povo brasileiro não ter a exata noção do que representou esse período para o país, e tem a virtude de suscitar na sociedade discussões a respeito do que ocorreu. Momento oportuno para a transmissão da novela, com a instauração da Comissão da Verdade no Congresso Nacional para apurar o que ocorreu durante a Ditadura Civil-Militar (aqui vale a ressalva, pois os militares não agiram sem a anuência de parte da sociedade civil da década de 60, que não somente apoiaram como financiaram o golpe de 64).
Pois bem, agora militares fazem abaixo-assinado para tirar Amor e Revolução do ar. Reproduzo abaixo matéria a respeito do tema juntamente com o abaixo-assinado propriamente dito.
Do Terra
Estreia de 'Amor e Revolução' rende boa audiência ao SBT06 de abril de 2011 • 14h15 • atualizado às 14h36
" A estreia da novela Amor e Revolução, no SBT, na noite de terça-feira (5), parece ter dado um novo fôlego à audiência da ala de dramaturgia na emissora. A trama, que tem como mote o período da ditadura militar, rendeu média de 7 pontos com picos de 9, ficando em terceiro lugar, atrás da Globo e Record. Comparada às novelas que antecederam Amor e Revolução, o resultado pode ser considerado bom para o começo, tendo em vista o horário que foi ao ar, às 22h30 "
Ao mesmo no tempo, o site www.militar.com.br faz uma convocação para um abaixo assinado contra a novela, exigindo " providencias em defesa da normalidade constitucional "
LEIA E SE CONCORDAR COM O AUTOR PARTICIPE ASSINANDO.
CERTIFIQUE-SE QUE O EMAIL DA AUTORIDADE/INSTITUIÇÃO DESTINATÁRIA NÃO É FRAUDULENTO, POIS SEUS DADOS SERÃO ENVIADOS PARA ESSE EMAIL. DENUNCIEQUALQUER IRREGULARIDADE.
TEXTO DO ABAIXO-ASSINADO:
TEXTO DO ABAIXO-ASSINADO: DIANTE DE O GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DA COMISSÃO DA VERDADE, RECÉM CRIADA, ESTAR, COMO TUDO INDICA, PARTICIPANDO DO ACORDO EM EXIBIR A NOVELA "AMOR E REVOLUÇÃO" NO SBT (TRATA DE UM ACORDO FIRMADO COM O EMPRESÁRIO SILVIO SANTOS, VISANDO O SANEMANETO DO “BANCO PANAMERICANO” DO PRÓPRIO EMPRESÁRIO, ENVOLVIDO EM ESCÂNDALO NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONA). SENDO ASSIM, O EFETIVO DA FORÇAS ARMADAS, TANTO DA ATIVA COMO INATIVOS E PENSIONISTAS, VÊM RESPEITOSAMENTE ATRAVÉS DESSE ABAIXO ASSINADO, COMO UM INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO, SOLICITAR DO DIGNO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, REPRESENTADO ACIMA, PROVIDÊNCIAS EM DEFESA DA NORMALIDADE CONSTITUCIONAL, VISTA O CUMPRIMENTO DA LEI DE ANISTIA EXISTENTE, CONFORME JÁ DECIDIU O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. NESTES TERMOS PEDE DEFERIMENTO EM CARÁTER URGENTÍSSIMO.
Preencha os campos obrigatórios para apoiar esta manifestação e assine este abaixo-assinado. Um email com seus dados, dados do JOSÉ LUIZ DALLA VECCHIA (autor) e texto do abaixo-assinado será enviado para ANA PAULA MANTOVANI SIQUEIRA E PETERSON DE PAULA FERREIRA. Seu nome e email serão públicos, como sempre são em um abaixo-assinado.
Ate quando parte de nossa história será silenciada? A violência institucional choca mais do que a violência que nos cerca em nosso dia a dia, quando nos deparamos com casos como do massacre em Realengo no Rio de Janeiro ou mesmo na ação de policiais negligentes e de políticos corruptos? Mesmo com uma linguagem ligada à dramaturgia (ficcional, até mesmo exagerada) a novela desmascara os porões da ditadura e mostra à grande parte da população informações sobre o nosso passado inglório. Censurar a novela significa censurar a nossa liberdade de opinião e o desrespeito pela memória subterrânea daqueles que morreram no decorrer da ditadura.
ResponderExcluirBem vindo a modinha de revolucionário que a mídia esta criando, logo todos vão achar o revolucionário um chato, porque esta banalizando quem luta pelo povo, do mesmo modo que a mídia modificou o punk e fez virar o punk MODA, repito, BEM VINDO a Hollywood brasileiro sobre a ditadura.
ResponderExcluiressa novela é uma merda si fizerem um abaixo assinado na minha caasa todos assinaram pq akela novela é uma besterol é so violencia uma merda ninguém gosta de uma novela assim mais idiota quem inventou essa porra..JOSIANDRA Cardoso,sandra cardoso,etc
ResponderExcluirO pior disto tudo é que a bola de neve está cada vez maior ... saudade dos tempos da censura que apesar do exagero da época resguardava um pouco a união da família ... o conceito atual de modernidade de costumes e liberdade excessiva leva o homem a colocar pra fora o seu pior ... como diz um amigo meu "digas-me como tu me medes que eu te direi como eu me comporto" ... por isto existem as leis ... as punições para que refreemos nosso lado mau e NINGUÉM faz nada em relação a UNIÃO DA FAMÍLIA e DOS DITOS "BONS COSTUMES"... isto não tem valor ??? Não é passível de punição quem dissemina uma anti-cultura destruídora de lares ?? A liberdade das nossas ações é válida até o ponto em que não prejudiquemos os outros sou a favor de PUNIÇÃO adequada (através de leis adequadas) a quem permite ou pratica (vende) a anti-cultura destruidora da FAMÍLIA !!! (jolima2006@gmail.com)
ResponderExcluir